O tema que queria lançar para cima da mesa/vosso monitor de computador hoje é o do Fade-out, aquela opção que os músicos têm de acabar uma música pura e simplesmente baixando o som da mesma até se atingir o silêncio. Temos muito e muitos casos de artistas que optam por esta solução. Será preguiça? Desleixo? Ou opção técnica e assumida como melhor? Na minha opinião, todas as músicas deveriam ter um ponto final em vez de 3 pontos, porque o final realmente marca, fica no ouvido e acaba por ser uma referência. Apresento-vos em baixo um caso muito recente que a mim me surpreendeu, porque a música parece que ganha ali uma nova vida e depois acaba.
E outra da mesma banda do mesmo álbum com um fim aparentemente mais trabalhado, pensado e que a meu ver tem maior impacto.
É bastante complicado discutir arte, mas neste caso específico gostava de saber qual a vossa opinião sobre o Fade-out? Vale como opção ou eles deviam pensar em algo mais?
1 comentário:
Bem primeiro que tudo acho que o fade-out apareceu para resolver vários problemas no pop rock.
1) Antigamente, a partir dos anos 50 as musicas apareciam singles e não em álbuns, então os produtores resolveram, a meu ver, aligeirar o fim o disco, dando um ar de "closure". Penso que era uma situação normal e aceite por todos.
2) Penso que muitas bandas não sabem bem como acabar uma Musica e esta pode ser a forma de o fazerem.
3) Por outro lado é uma forma como qualquer outra de se acabar uma Musica. Pessoalmente gosto de fins pensados e o fade out também o pode ser, tudo depende como o fazes...
Enviar um comentário