22 janeiro 2010

Bande A Part: Radiohead #1

Ando a prometer ao administrador deste blog fazer um artigo de fundo aqui no blog e parece-me que está na altura de lançar mãos à obra. A premissa é muito simples mas seguramente polémica, e como tal estou a aguardar comentários inflamados, lutas de ideiais, visões distintas. Mas é disto que também se alimenta um blog, e este não é excepção, portanto acho que os leitores também esperam isto de nós. Não esperem é telenovelas. Cá vai:

"Os Radiohead são os Beatles da nossa geração."

De forma a suportar esta forte afirmação, irei aqui no Altamont, ao longo de algumas semanas, analisar toda a obra dos Radiohead, álbum a álbum. Tenho como meu objectivo pessoal convencer pelo menos 2 pessoas que assim é e conseguir não ser agredido fisicamente pelos que discordam. Para já deixo aqui um vídeo de 1 hora (!) com os Radiohead, numa sessão chamada From the Basement feita na altura do lançamento do último álbum "In Rainbows", mas que contem também algumas músicas de álbuns anteriores. É algo de extraordinário, é o que vos digo. Tem qualidade suficiente para ser visto em Full Screen, mas como compreendo que possa ser dificil a algumas pessoas, experimentem pelo menos colocar no play e fazerem outra coisa qualquer. Porque no fundo, it's all about the music.



Tracklist:

Weird Fishes/Arpeggi; 15 Step; Bodysnatchers; Nude; The Gloaming; Myxomatosis; House Of Cards; Bangers and Mash; Optimistic; Reckoner; Videotape; Where I End And You Begin; All I Need; Go Slowly.

10 comentários:

Cisto disse...

hm, epa., o' Alex, eu que me aborreco com tanta coisa aqui escrita, essa nao me inflama nada. Concordo plenamente. Os Radiohead sao uma das poucas bandas pop com uma qualidade inabalavel. Tal como os Beatles. O que de resto eu me atrevo a dizer sem papas na lingua e' que os Radiohead ultrapassaram os Beatles, o que e' normal, tendo em conta a tecnologia disponivel de que usufruem e a menor ingenuidade dos tempos em que vivem. Para quem discorda disto, relembro o seguinte: os Radiohead nunca fizeram uma musica ma'. Ja' dos Beatles nao se pode dizer o mesmo, que nunca se inibiram de as fazer 'as catrefadas.

JG disse...

Concordo plenamente apesar de estarem em patamares diferentes e transmitirem uma mensagem em termos sonoros diferente também.Esta sessão no programa do Nigel Godrich é simplesmente maravilhosa.

frederico disse...

Sempre ouvi dizer que seriam os Pink Floyd da nossa geração, por serem mais electrónicos. Com Beatles queres dizer o facto de eles não se sentirem conformados com o som do disco anterior e tentarem inovar? Eu acho que o Yorke tem um sentido de alienação mais à Roger Waters que à Lennon. Não sei se consigo concordar com este post. Não conheço assim tão profundamente Radiohead para os comparar mas não estou muito inclinado em concordar. Quanto ao que o Cisto disse em relação a músicas más. Penso que o Pablo Honey apesar de não ser mau, não é de todo brilhante.

frederico disse...

Aliás, acho que mais facilmente os Nirvana seriam os Beatles da nossa geração que os Radiohead.

C disse...

Alex, podes compará-los a quem tu quiseres, desde que esses "alguéns" sejam muita bons, que é o que os Radiohead são.
O video é absolutamente fantástico! DiVinal!

Cisto disse...

eheh este Frederico eh um castico. comparar Serve the Servants com Love Me Do eh do caracas. Deixa de pensar com emotividade, pah. La porque sao as bandas de que mais gostas e la por que nunca foste muito ah bola com Radiohead, nao quer dizer que os Nirvana tenham tido um percurso semelhante ao dos Beatles (mais diferente nao podia ter sido). ganda Fredi-maluki.

frederico disse...

Pá, ninguém está a falar das músicas, porque isso é impossível comparar, agora acho que a cena que se criou à volta dos Nirvana tem mais a ver com os Beatles do que os Radiohead.

ico costa disse...

Eu discordo. O sucesso ou a influência ou a evolução ou o próprio dito experimentalismo dentro do pop ou principalmente os penteados não são comparáveis, ponto. Cá p'ra mim os beatles da nossa geração são os Trovante. A franja do Represas tem algo de Ringo, ou quê?

Anónimo disse...

Trovante? Por amor de deus...

Anónimo disse...

bebeu...