Com uma ZDB mais tranquila que em outros concertos que este escriba já assistiu, inclusive o facto da sala ser em lugares sentados, a noite começou por volta das 22:30 com a entrada de um trio português intitulado Xamã.
Deles se diz que são um "colectivo fantasma de geometria variável em estreia na Zé dos Bois sob a forma de tríada eléctrica. Constituído por alguns dos mais generosos e talentosos músicos nacionais, a banda - qual mito urbano - afasta-se do percurso a que são frequentemente associados os seus membros para abraçar a surpresa T-O-T-A-L."
Hoje, um power trio com bateria, baixo e guitarra eléctrica. Até aqui nada de especial. Enganem-se. Atentando com mais rigor nos elementos da banda e repara-se que todos têm a face tapada. O baterista com uma máscara de luchador, os outros elementos com panos ou lenços na cara, completando o anonimato com um gorro de camisola por cima da cabeça. Quem seriam estes tipos? Ao sinal dos primeiros sons, deixámos todos para trás aquela excentricidade. Que interessava realmente ver a cara daqueles tipos? Provavelmente não passariam de mais 3 cabeludos e barbudos. Ah mas o som... 20 minutos, mais coisa menos coisa, durou o set destes 3 incógnitos. Terão tocado 2 músicas, quem sabe 3. Não interessava. Um rock instrumental de origens ácidas. "Stoner Rock" poderia ser um dos nomes mas não, não chega. "Experimental Rock" talvez... O que interessa é, mais uma vez, realçar que as pessoas não devem perder as primeiras partes de concertos só porque são demasiado preguiçosas. Eu quero mais destes senhores e, por mim, podem ficar o resto da vida disfarçados. O som é que tem que sair cá para fora...
O senhor que se seguia também se encontrava "escondido por uma máscara". Lichens ou Robert Aiki Aubrey Lowe, veio a Lisboa mostrar um pouco do seu trabalho a solo. Ex-membro dos 90 Day Men e colaborador em outras bandas, nomeadamente os Om, Robert Lowe é, basicamente, um desenhador. Tanto visual como auditivo. As camadas de sons que, sozinho, faz, conseguem preencher uma tela inteira. Os seus constantes loops hipnóticos e, por vezes, oníricos, conseguem fazer-nos parar a olhar para o infinito durante minutos a fio, perdendo-nos do resto do mundo ao nosso lado para acordarmos com um pequeno toque no pé ou no braço de um qualquer espectador ao lado (Tá quieto, oh Vasco). Um set que, supostamente, era constituído por uma só música e aqui o termo música nada tem a ver com a música que conhecemos. Aliás, não lhe chamemos música. Chamemos-lhe Tela. Lichens desenhou-nos durante cerca de 40 minutos uma tela. Algo irrepetível e foi só para nós. Nós gostámos tanto e pedimos mais. Algo exausto e cansado, Robert voltou, pintou outra tela, esta já formato A5 e foi-se embora como veio, misterioso. A tela, essa, ficou marcada cá dentro...
Ps: Um exemplo do que não passou em Lisboa:
Deles se diz que são um "colectivo fantasma de geometria variável em estreia na Zé dos Bois sob a forma de tríada eléctrica. Constituído por alguns dos mais generosos e talentosos músicos nacionais, a banda - qual mito urbano - afasta-se do percurso a que são frequentemente associados os seus membros para abraçar a surpresa T-O-T-A-L."
Hoje, um power trio com bateria, baixo e guitarra eléctrica. Até aqui nada de especial. Enganem-se. Atentando com mais rigor nos elementos da banda e repara-se que todos têm a face tapada. O baterista com uma máscara de luchador, os outros elementos com panos ou lenços na cara, completando o anonimato com um gorro de camisola por cima da cabeça. Quem seriam estes tipos? Ao sinal dos primeiros sons, deixámos todos para trás aquela excentricidade. Que interessava realmente ver a cara daqueles tipos? Provavelmente não passariam de mais 3 cabeludos e barbudos. Ah mas o som... 20 minutos, mais coisa menos coisa, durou o set destes 3 incógnitos. Terão tocado 2 músicas, quem sabe 3. Não interessava. Um rock instrumental de origens ácidas. "Stoner Rock" poderia ser um dos nomes mas não, não chega. "Experimental Rock" talvez... O que interessa é, mais uma vez, realçar que as pessoas não devem perder as primeiras partes de concertos só porque são demasiado preguiçosas. Eu quero mais destes senhores e, por mim, podem ficar o resto da vida disfarçados. O som é que tem que sair cá para fora...
O senhor que se seguia também se encontrava "escondido por uma máscara". Lichens ou Robert Aiki Aubrey Lowe, veio a Lisboa mostrar um pouco do seu trabalho a solo. Ex-membro dos 90 Day Men e colaborador em outras bandas, nomeadamente os Om, Robert Lowe é, basicamente, um desenhador. Tanto visual como auditivo. As camadas de sons que, sozinho, faz, conseguem preencher uma tela inteira. Os seus constantes loops hipnóticos e, por vezes, oníricos, conseguem fazer-nos parar a olhar para o infinito durante minutos a fio, perdendo-nos do resto do mundo ao nosso lado para acordarmos com um pequeno toque no pé ou no braço de um qualquer espectador ao lado (Tá quieto, oh Vasco). Um set que, supostamente, era constituído por uma só música e aqui o termo música nada tem a ver com a música que conhecemos. Aliás, não lhe chamemos música. Chamemos-lhe Tela. Lichens desenhou-nos durante cerca de 40 minutos uma tela. Algo irrepetível e foi só para nós. Nós gostámos tanto e pedimos mais. Algo exausto e cansado, Robert voltou, pintou outra tela, esta já formato A5 e foi-se embora como veio, misterioso. A tela, essa, ficou marcada cá dentro...
Ps: Um exemplo do que não passou em Lisboa:
8 comentários:
inveja não fui porque sou estúpido ou porque tenho ciática mas depois de ler isto fiquei arrependido mas sim doía-me a perna e os desenhos do vasco são das melhores coisas que se faz neste blog.
cinematografico, o som de lichens
cala-te vasco.
oi?
tu sabes e nós sabemos que tu sabes.
mas excelente cartoon.
ih ca burro nao fostes
Eu estive lá e achei uma experiência incrível. Recomendo a todos.
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