10 fevereiro 2011

Álbum de Estimação: The Zutons - "Who Killed...The Zutons" (2004)

Aquando da ideia da fundação deste blog nos fins de 2004 (incrível como já passou tanto tempo...), este era dos discos que mais ouvia no momento. Era a altura dos Coral, Libertines, Franz Ferdinand, entre outros, e estes Zutons fizeram o seu papel nesse tempo. Não me recordando bem de como este disco chegou às minhas mãos, provavelmente alguma dica da "cor-de-rosa" NME, lembro-me perfeitamente de me ter dado prazer instantâneo. Um rock psicadélico mesclado de punk-rock, polvilhado aqui e ali com elementos mais folk, soul ou de tom mais groove, foi o suficiente para me manter agarrado a este disco durante uns bons meses, dando-me sempre um prazer especial quando o volto a ouvir de quando em vez passados estes anos todos. Não será nunca um daqueles 1001 discos essenciais que aparecem em livros especializados na matéria, mas também, não é essa a verdadeira razão porque realmente gostamos de música. Há sempre aquele disco que vos atinge mais aqui ou ali e poderá não dizer nada ao vizinho ao lado. Contundo é, certamente, impossível ficar indiferente ao groove de "Zuton Fever ou de  "You Will You Won't". Who Killed...The Zutons é, mais do que um disco essencial, é, sobretudo, uma colecção de boas músicas, algumas mais negras outras mais açucaradas, mas promete 40 minutos de tempo bem passado...

2 comentários:

Pedro Couto Pereira disse...

É um dos primeiros álbuns que me levou a ouvir o que ouço hoje.
Digam o que disserem, eu sou da geração que cresceu a ouvir a nova música dos anos 00 e digo que foi uma década que inspirou muita gente.

frederico disse...

Bem vindo, PP. Esta foi sem dúvida uma década mais consistente que a tumultuosa década dos 90s. E numa altura que tudo é efémero podemos garantir que saíram várias bandas dos 00s que vão marcar a história do pop/rock.