14 dezembro 2009

Álbuns Década: #2

The Strokes - Is This It? (2001)


Para mim é um facto inquestionável - "Is This It?" foi um pedrada no charco. Apareceu numa altura que o rock estava morto, praticamente não apareciam bandas novas rock e reinavam os tempos das trevas do nu-metal. Apesar de, só por este papel de "salvador" já merecer um lugar muito importante na História da música, o que é facto é que "Is This It?" atingiu-me a mim e a uma camada de pessoas ávidas pelo regresso do rock directamente no estômago, deixando-nos com uma resposta clara à pergunta tema do álbum: "This is definitely it!". E apesar de, agora à distância, haver por aí muitos a desvalorizarem-nos, a chamá-los one hit wonders por causa do tão rodado "Last Nite", eu continuo fã da banda e gosto dos seus restantes álbuns. Não tenho dúvidas que este álbum tem para mim muito mais sumo que "Last Nite", músicas como "Someday", "Barely Legal", "Hard to Explain" e "New York City Cops" ("When it Started" nome alternativo da mesma música) marcaram-me e continuam a soar muito fresco, rock puro e despreocupado. Já lá vão 8 anos desde que foi lançado e sabe sempre bem ouvi-lo de uma ponta a outra.


Sem comentários: