10 agosto 2009

SW09

Teve de ser. Pela primeira vez na minha vida fiz o Grand Slam dos Festivais de Verão do nosso cantinho - Optimus Alive, Super Bock Super Rock, Paredes de Coura e Sudoeste no mesmo ano. Para mais tarde recordar, porque estou certo que é algo que nunca mais se irá repetir. Foi muito tentador a junção de factores - completar o Grand Slam e ver os Faith No More e como tal não resisti - fui até à Herdade da Casa Branca picar o ponto. Mas no final fui eu que fui marcado, por um grande concerto - Mike Patton e sua companhia demonstraram energia, empenho, alegria por cá estarem (num país que, como ele destacou, foi onde em 1998 a banda acabou, "after a very long tour"). Puxaram por todos os que lá se encontravam, muitos (tal como eu) propositadamente para os ver, animaram, cantaram uma música completa ("Evidence") em português, um setlist muito bom, balanceando baladas com as músicas mais duras, foram agressivos quando era para o ser e calmos quando também era tempo disso. Muito, muito bom!



Quanto às outras bandas, fiquei desiludido com os Blind Zero, não percebo como uma banda com um reportório alargado como eles resolve fazer 2 covers que em nada acrescentam às versões originais, ainda para mais num concerto de apenas 55 minutos? Para mim não se justifica. Bem melhor estiveram os X-Wife, banda muito competente e que animou bem as hostes na abertura do palco principal.



Uma palavra também para o ambiente. Definitivamente, o Sudoeste não é um festival de música, é uma feira de vaidades. Montanha-Russa? 4 palcos com músicas distintas a chocarem entre si (o episódio do Tigerman é ilustrativo, palmas para ele!!)? Montes de patrocinadores a distraírem as atenções dos concertos, com música muitas vezes mais alta? Muito provavelmente, e salvo banda mesmo muito forte, não lá voltarei tão cedo...

2 comentários:

Vasco disse...

oh alex, sendo assim, os faith no more fizeram 3 covers:
eazy, midningt cowboy e started a joke.
concordo em relação ao sudoeste e as vaidades.
É o sasha beach dos festivais.

Alex disse...

Por acaso até foram 4, o Reunited que abriu o concerto também é uma. Mas é diferente na medida em que essas covers eles sempre tocaram e 2 delas (Easy e I Started a Joke) até as incluíram no seu Greatest Hits. No fundo neste momento também já são músicas deles.