01 abril 2011

Num DVD Perto de si: "Heima" (2007)

A melhor forma de descrever o impacto que este documentário teve em mim é simples - fez-me marcar viagem e ir nesse Verão passar duas semanas à Islândia e sentir por mim mesmo aquele país que nos parece tão estranho, tão distante.   
O que à partida podia parecer uma missão deveras complicada - colocar imagens a uma sonoridade tão única, tão intensa - tornou-se num objecto mágico. Este filme, dirigido por Dean DeBlois, acompanha os Sigur Rós numa digressão pelos recantos escondidos do seu país numa série de concertos surpresa, passando por cidades fantasma, parques naturais, pequenas vilas pescatórias, fábricas abandonadas, sítios que ninguém mais se lembraria para levar a sua música aos seus compatriotas. O título do mesmo, Heima, que significa casa em islândes, explica tudo numa só palavra.
Os momentos captados no café Gamla Borg, num concerto para cerca de 20 familiares. O momento em que tocam Ágætis Byrjun sozinhos numa espécie de sala dos fundos de alguma sala de concertos. O momento em que se juntam com a banda local para tocar. Tudo isto junto, pequenos exemplos para mostrar como algo aparentemente tão simples pode ganhar uma intensidade única.
Depois como se não bastasse, o DVD vem em formato duplo, ou seja, para além deste documentário maravilhoso, podemos ver no disco 2 um concerto completo dos Sigur Rós. Eu sou bastante suspeito para estar a falar desta banda, a sério, não puxem muito por mim, porque é uma banda que mexe realmente comigo. Se é que ainda não tinham percebido. 
Abaixo podem ver o documentário completo, mas na Amazon custa apenas 10£... (sem querer fazer publicidade claro).
  


E já agora, o link para a análise do álbum Ágætis Byrjun.

Sem comentários: