15 março 2010

Yo La Tengo - Aula Magna - 14.03.2010

(fotos by Du, texto by Alex)

A vontade de fazer aqui estas análises do concerto leva-me a ir pensando no que escrever no dia seguinte sobre o mesmo. E a grande palavra que me veio à cabeça para definir este concerto e a própria banda foi versatilidade. Por um lado versatilidade dos elementos da banda, acaba uma música e troca tudo, o guitarrista (Ira Kaplan) passa para os teclados, a baterista (Georgia Hubley) passa para a guitarra e o baixista James McNew para a voz. Outra música, outra mudança. Todos tocam um pouco de cada instrumento, facto a que não será alheia a experiência acumulada ao longo dos 25 anos de carreira que já levam. Por outro lado, versatilidade no próprio som da banda, é impossível colocar-lhes um rótulo. Num concerto (e também num álbum) de Yo La Tengo temos momentos lo-fi, momentos de guitarras frenéticas, momentos acústicos, momentos dançaveis. E saltamos de um para outro com a maior naturalidade do mundo, porque realmente faz sentido para quem sabe tocar várias cordas. Foi uma noite também marcada pelo momento "No you won't..." frase proferida por McNew ao aperceber-se do que estava Kaplan a preparar, nada mais nada menos do que uma música tocada sentado na confortável cadeira da 1ª fila. São pequenos momentos como este que nos fazem lembrar dos concertos que assistimos!

O setlist foi mais focado no álbum mais recente, "Popular Songs", como seria de esperar, o que para mim foi uma boa opção dado que já conheço bem os últimos 3 álbuns e estou a descobrir pouco a pouco os mais antigos. O rock forte em "Nothing to Hide", as baladas "I'm on My Way" e "Avalon or Someone Very Similar" e a mais pop "Periodically Triple Or Double" que abriu o concerto, junto com a "Our Way to Fall" foram para mim os momentos mais altos. Se bem que aquela devastação de som, guitarras desafinadas, teclados que compõem "The Story of Yo La Tango" (não é gralha, é mesmo Tango), antes do primeiro encore foi algo de estonteante.

Deixo aqui a memória de um post altamont relacionado com esta banda. Algo para a posterioridade. Whatever that is...

8 comentários:

Filipe Marques disse...

Foi um grande concerto. Pena não terem tocado a "From a Motel 6" ou uma "I Feel Like Going Home"...

Alex disse...

Pois, "I Feel Like Going Home" foi também o meu pedido a alto e bom som para a música final, mas não foi concedido...

Sara non c'e disse...

Foi um concerto incrível. Só me faltou a I Heard you Looking e a Tears are in your eyes... quem me dera estar hoje na Casa da Música para matar as já saudades...

Filipe Marques disse...

Alex, eu diria que há um terço de hipóteses de estares imediatamente atrás de mim (zona central do anfiteatro e tal). E Sara, a "I Heard You Looking" também teria sido bem à maneira...

Alex disse...

Filipe: Pois, isto de andarmos para aqui a trocar comentários e não nos conhecermos pode proporcionar situações dessas... Eu estava na zona central anfiteatro, um pouco descaido para a esquerda visto do palco, 3º fila. Tudo é possível. ;-)

Sara: Excelente posicionamento!

Abraços.

Filipe Marques disse...

OK, acho que se confirma. Estavas mesmo atrás de mim (ainda que quase possa garantir que eu é que estava na terceira fila). Um olá retroactivo!

Alex disse...

Sim, posso eventualmente ter ficado na 4ª fila. Tinha um lugar vazio à minha frente onde depositei o casaco e ao lado estava um casal. A rapariga virou-se para trás quando pedi "I Feel Like Going Home". Small world! Olá! ;-)

Filipe Marques disse...

Confirmado! A rapariga era a outra metade do casal. Small world indeed.