20 agosto 2009

BIll Callahan - Sometimes I Wish We Were an Eagle (2009)

Dele se tem dito que "é o maior criador de canções vivo.". Que "someday you will brag that you were around when stuff this good was being written". Elogios fortes, portanto, não têm faltado e eu vou agora juntar-me ao coro. Não conhecia Bill Callahan até ouvir este álbum (e ainda não conheço os trabalhos anteriores, como Bill Callahan e como Smog, mas vou rapidamente tratar disso) e a forma como é agora parte de mim transcende-me. Tornou-se uma constante nos meus ouvidos, e muitas vezes, aparece a pairar na minha cabeça sem saber nem como nem porquê.
Ao ouvir o álbum temos a sensação de tudo bater certo, a voz entrar na altura certa, a guitarra subir de tom na altura certa, a melodia vai escorrendo e aparecem outra panóplia de instrumentos (destaque para o violino) e tudo encaixa, tudo faz sentido, tudo parece simples.

E para além disso tudo, há as palavras, poesia no seu estado puro. Versos como

I dreamed it was a dream that you were gone
I woke up feeling ripped by reality
Yeah love is the king of the beasts
and when it gets hungry
it must kill to eat

Show me way, to shake a memory

I used to be darker, then I got lighter, then I got dark again.

I looked all around
It was not written down
And so I'll tell you now
I will always love you
My friend

têm ecoado constantemente e mostram a qualidade do poeta que se apresenta perante nós, num exercício de beleza pura. A falar-nos ao ouvido de amizade, de paixões, de fé em Deus, da vida na forma de um ancião, que já viu, já experimentou e partilha agora as suas vivências com os restantes comuns mortais.

2 comentários: