21 janeiro 2009

REPTO

Faço aqui o repto, de alguma natureza provocativa, mas essencialmente suscitado por um verdadeiro embaciamento, que uso óculos:

O que é música indie?

Desafio todos os intervenientes e leitores deste blog a participarem no repto e, assegurou-me o fundador, Mr Mustard, o que melhor se souber explanar, ganhará um vinil dos 4 non blonde.

7 comentários:

Vasco disse...

Acho que finalmente concordo contigo.
Muitas bandas que são consideradas indie ou indie rock são distribuídas por multinacionais.
Exemplos: Os Sonic Youth (geffen), Nirvana (Geffen), Strokes, Killers, Artic Monkeys etc etc

Vasco disse...

Indie é um estilo musical que caracteriza bandas que não são lançadas por multinacionais , porém o grande sucesso de algum desses grupos lançaram-nos diretamente para grandes gravadoras, embora o som na maioria dos casos, não perca a identidade, fazendo com que tais bandas, mesmo com o sucesso, sejam consideradas bandas alternativas.
Por outro lado, outras bandas nunca deixam o obscurantismo e ficam em pequenas produtoras ou em produtoras caseiras.
Da-me o vinil, raul.

Cisto disse...

Vasco, ir ao Wikipedia não vale. Lamento, mas o vinil não irá para ti.
Mas não entendo: concordas comigo em que sentido, se eu não fiz nenhum juízo que requira concórdia?

Alex disse...

É uma boa questão. Diria que, tal como o grunge, é um conceito redutor e pouco claro sobre a verdadeira essência das bandas que são catalogadas como tal. Serve apenas para facilitar o trabalho dos media e nós vamos nessa cantiga... É que dentro da suposta música indie há folk, rock, pop, electrónica, e estes sim são os verdadeiros géneros musicais.

Quando uso a expressão indie para explicar a alguém que tipo de som ouço, é apenas para diferenciar entre uns Strokes e uns U2 (indie rock/rock), por exemplo. E é verdade que facilita, mas não deixa de ser redutor...

frederico disse...

Bem, basicamente todas as gerações gostam de se sentir abrigadas por um movimento, algo em que possam dizer "sim, fiz parte do indie rock". É um conceito que, para mim, começa nos anos 50 com o rock 'n roll em termos de cunhar gerações,porque já havia derivações no próprio jazz há muitos anos, só que em termos de marcar nichos e gerações começa nos anos 50. É um conceito muito comercial mas, no entanto, "necessário". Porque se quisermos, e concordando com o alex, apenas cunhávamos bandas como folk,jazz ou blues. o rock já por si só é uma variância do blues. e o indie pode ser tudo. folk,jazz,electro,rock,pop. há 20 anos tinha o nome de alternative. Agora é indie. daqui a 20 anos poderá ser outra coisa qualquer. talvez tu, raul, saberás?

Du disse...

Indie é um grande baú, tal como "arte contemporânea". É redutor e facilita, sim, e serve para compartimentar, para definir tudo o que não é outra coisa qualquer, já definida.
Tal como "arte contemporânea".
Não cabe cá tudo, mas quase.

frederico disse...

quem leva o disco dessa grande banda?