25 abril 2005

O Quarto Mundo

O conceito de “Quarto Mundo”, idealizado por Jon Hassell, transmite-nos uma ideia de que poderá haver uma área no nosso mundo que não apenas a visível e palpável.
Um mundo onde não houvesse os mais ricos e mais poderosos que se encontram no 1º mundo, nem as zonas mais pobres e oprimidas, vulgarmente chamadas de 3º mundo. Um mundo onde a situação espácio-temporal não tem um registo identificável. Um mundo onde a tradição ou civilização são marcas preponderantes. Este mundo não existe mas ao mesmo tempo está bem presente na música da nossa sociedade.
Ao misturarmos o som característico de uma qualquer tribo africana ou asiática com um som característico de outra região, seja um som recente ou secular, acabamos por criar algo que não pode ser taxado, ou seja, não podemos afirmar que este som é característico de uma certa zona, época ou estilo. Não estamos presentes perante a pop ou o rock ocidental nem tão pouco perante as canções milenares de tribos africanas, mas sim numa mistura de sons e tipos que, acabam por criar um mundo à parte. Este é o “Quarto Mundo”. Um espaço intemporal onde civilizações, estilos, épocas ou tendências se misturam criando um quadro que não se termina mas sim expande-se.

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