22 agosto 2012

Reportagem: Paredes de Coura ou a espera por Ornatos

Passou no comboio da semana passada a 20ª edição do Festival Paredes de Coura. Dos 5 dias de festival estive presente no último, uma estreia absoluta neste festival minhoto, e no qual subiram ao palco principal (e por ordem de aparição) os Ladrões do Tempo, Capitão Fausto, The Go! Team, Dead Combo e Ornatos Violeta. Passaram ainda pelo palco secundário os God is an Astronaut, Best Youth, Memoryhouse, Youthless e ainda, em formato after-hours os Chromatics e Sunta Templeton.

Tenho de começar então pelo mais esperado: o regresso dos Ornatos Violeta. Não vos sei explicar porquê, porque em boa verdade não sei, mas em 1997 e 1999, anos em que saíram os 2 únicos álbuns desta banda, os Ornatos passaram-me ao lado. Claro que ouvi e conheci mas, na altura, não lhes liguei nenhuma. E assim continuei nestes 13 anos seguintes e assim cheguei a Paredes de Coura, no dia em que regressam aos palcos para gaúdio da sua legião de fãs. E no caso dos Ornatos, é legião mesmo, daquelas vestidas com armaduras, capacetes, lanças, arcos e flechas!

Dizer que não se gosta de Ornatos é proibitivo, por isso não o vou dizer, mas arrisco dizer que colocá-los num pedestal sem igual na nossa história musical é exagero. Eu, pelo menos, não o conseguirei fazer. Seja como for, bem vindos de volta, que sejam capazes de provar que este regresso é para manter e não para sobreviver mais uma dezena de anos.

Quanto ao restante cartaz tenho de destacar The Go! Team. Estes ingleses deram um excelente concerto mas, sem qualquer culpa, foi muito mal aproveitado! Estando uma plateia inteira à espera de Ornatos, com vontade também de aplaudir Dead Combo, quem estava lá por The Go! Team? Estranho cartaz.

Dos Dead Combo pouco (ou)vi e dos Ladrões do Tempo ainda menos. A chegada fez-se ao som dos Capitão Fausto. E dos Capitão Fausto há que pensar numa coisa: e se fossem eles a lançar 2 álbuns há 12 anos? Sim, claro, não dá para comparar, mas uma coisa para mim é certa: estes miúdos têm muito talento, são bons compositores e bons executantes. Tenham esse dom a acompanhá-los e escreverão história na música portuguesa!

Última palavra para Sunta Templeton que mais parecia uma Altamont Session! Naturalmente muito bom o set!

Sem comentários: