10 fevereiro 2012

Banda à Parte: The Beacon Street Union


Em dia de estreia da nova rubrica do Altamont, coube aos Beacon Street Union fazer a inauguração. Para a grande maioria do público este nome não acende o mínimo fogacho de luz na cabeça, no entanto, e pese embora não tenham tido qualquer impacto comercial relevante, têm uma (pequena) obra com qualidade suficiente para serem referidos aqui.

Formados em 1966 em Boston e constituídos por John Lincoln Wright nas vozes, Paul Tartachny na guitarra e voz, Wayne Ulaky no baixo e também nas vozes e, finalmente, pelo baterista Richard Weisburg, os Beacon Street Union (BSU) foram alvos de uma tentativa da editora MGM de recriar em "laboratório" um movimento semelhante ao de São Francisco mas na Costa Este. Deram-lhe o nome de Bosstown Sound onde figuravam outras bandas de New England como os Eden's Children, Orpheus, Ultimate Spinach, entre outros nomes de que ninguém mais vai ouvir falar. Porém este "movimento" não vingou porque era uma coisa não orgânica.
Não nasceu de uma geração e região afectada por determinadas circunstâncias que permitiram ao movimento flower power e psicadélico florescer como foi o caso de São Francisco e daí passar para outros sítios. Mas só em São Francisco fez verdadeiro sentido. Uma cidade como Boston nunca poderia recriar o mesmo cenário por muito que tentasse. E daí ao cair este falso movimento, caíram, também, praticamente, senão mesmo todas as bandas do dito Bosstown Sound. No entanto não se pense que só porque o movimento era falso que as bandas também o eram. Ainda não vivíamos na era MTV, onde centenas de dançarinas e dançarinos começaram a formar boys e girls bands onde a música era colocada em terceiro ou quarto lugar. Não. Nestas alturas, na maior parte das vezes, O saber tocar era essencial, até mesmo um dos primeiros grupos fabricados pelo corporativismo, Os Monkees, tinham verdadeiros músicos, e os que não eram, cedo se fartaram da palhaçada em que estavam metidos e começaram a investir muito mais na vertente musical, acabando por ter uma carreira minimamente decente. Ora e decente também foi a obra dos Beacon Street Union, apesar de só terem durado mais dois anos e dois discos. Ao contrário de outros, houve pouca parra e muita uva em The Eyes of the Beacon Street UnionThe Clown Died in Marvin Gardens, ambos de 1968. Se tivesse havido um pouco mais de rigor na escolha de músicas em The Eyes of the Beacon Street Union, este poderia ter discutido lado a lado com The Piper at the Gates of Dawn dos Pink Floyd ou com The Psychedelic Sounds of dos 13th Floor Elevators como o melhor do rock psicadélico. Pena que músicas como "Beautiful Delilah", num rock demasiado British Invasion ou "Sportin' Life", demasiado bluesy para o resto da toada regada a lisérgico que escorre pelo resto do disco. Aliás, se começarem a ouvir apenas da quarta música até ao fim levarão com uma verdadeira trip. Uma pedrada na cabeça. Recomendado só para os fortes da mente.

Poucos meses depois estes senhores da costa leste dar-nos-iam outro fogacho do seu talento. The Clown Died in Marvin Gardens. Porém mais uma vez a falta de consistência tramou a banda de Boston. O que faz a "Blue Suede Shoes" no meio de um disco na onda de uns Moody Blues ou ao estilo de Odessey and Oracle dos Zombies? Um disco com menos quantidade LSD mas o suficiente para fazer valer a viagem mas que acaba em grande (o termo é o mais acertado) com uma cover do clássico de Big Joe Williams, "Baby, Please Don't Go", celebrizado por Van Morrison com os seus Them. São quase 18 minutos de montanha russa entre momentos mais electrizantes e roqueiros e outros mais "tripantes" como os solos dos Doors. E aqui acabava esta pequena aventura desta banda de New England, não sem que antes a maior parte dos elementos que a constituíam terem tentado uma última chance com um novo projecto chamado Eagle. Lançaram um disco em 1970, Come Under Nancy's Tent, na esperança que, com um trabalho mais comercial, pudessem ter mais público. Isso não aconteceu e a banda separou-se de vez. O vocalista, John Lincoln Wright acabaria por formar uma banda country, os Sourmash Boys, tornando-se num dos orgulhos de Boston. O resto dos elementos caiaram no esquecimento e de lá não mais saíram.

Deixo-vos, então, a obra completa em dois discos dos Beacon Street Union.

Beacon Street Union by Frederico Figueiredo on Grooveshark

Sem comentários: