De notar para a gentalha mais pop, dois documentários sobre a Maria Bethânia e outro sobre o Bob Dylan, Don't Look Back do bem-conhecido e bem-bom realizador de documentários musicais D. A. Pennebaker, o mesmo que fez estremecer a sala da Cinemateca há uns quatro anos com o filme sobre o festival de Monterey Pop em que após a actuação contagiante da Janis Joplin com a sua Holding Company o público à minha volta - e eu inclusive - rebentámos em palmas aliviadas ao que de seguida se fez um silêncio constrangedor em todos nos entreolhámos a indagar, A quem é que estamos a bater palmas?, à tela? ao projector? ao projeccionista? à tipa gorda que vende os bilhetes?, não interessa, soube bem.
Nota também para a retrospectiva de Jonas Mekas e da sua presença para uma masterclass, que entre muitos filmes potencialmente interessantes - só vi alguns e gostei - traz consigo na mochila uma curta intitulada Happy Birthday to John sendo que esse John é o mesmo que... aliás, nem é preciso dizer quem é, é ELE mesmo sim, e depois o mundo dantes era pequeno, diz que o Mekas era muito amigo do Andy Warhol então há vários filmecos sobre/com ele, isto falando dos objectos filmados de carácter mais pop, pois ele filmou bastante para lá dessas curiosidades.
Acontece que não tenho muito dinheiro por isso até agora ainda só comprei bilhete para um filme do Mekas sobre a rodagem de um filme do Scorsese, um filme sobre o António Lobo Antunes da Solveig Nordlund, mas a verdade é que as minhas grandes expectativas vão para os filmes já não tão recentes do Kiarostami e o do Kieslowski, mas claro, desses ninguém quer saber.
2 comentários:
querem saber sim.
E nao dizes nada do Ghobadi?
Enviar um comentário