21 agosto 2009

Mando Diao - Give Me Fire! (2009)

Da Suécia com amor, ou melhor, com fogo e muito, surge o quinto disco de originais da banda nórdica, Mando Diao. A provar que, pese embora não sejam de uma língua nativa inglesa, os nórdicos são fortíssimos nela. Bandas como os Hives ou os Soundtrack of our lives são exemplos disso. Apesar de já existirem há algum tempo, são ainda pouco conhecidos para muitos, especialmente em Portugal. Eu, como conhecedor da banda desde o primeiro disco, não podia deixar de faltar à chamada do seu concerto em Lisboa, dado já ter perdido o anterior em Paredes de Coura. Para mim foram o ponto alto do dia do Super Bock Super Rock. Rock puro e duro sem complexos. Troca de vozes a fazer lembrar os Oasis, mas com um som a lembrar ainda mais os anos sessenta da British Invasion à la Kinks. Deste novo disco destacam-se as fortíssimas "Dance With Somebody", "Gloria" e "You Got Nothing on Me". Ao rock já supracitado, este disco alia uma "mood" mais soul, pincelando aqui e ali as músicas com coros.
Os Mando Diao valem, sobretudo, pela sua entrega ao Rock e Give Me Fire! é, sem dúvida, mais um exemplo disso.

Sem comentários: