21 maio 2009

Ocean Colour Scene - Moseley Shoals (1996)

Há bandas que, por vezes, não nos lembramos que elas existem. Bandas essas que, apesar de sabermos serem boas, acabam por nunca ter um sucesso mediático digamos de uns Oasis, Coldplay ou U2, isto no caso britânico. Os exemplos são vários como Travis, Kula Shaker ou Ocean Colour Scene. Será por apenas os outros serem melhores ou a máquina de propaganda e consequentes egos não serem suficientemente fortes para levar a banda mais além?
Começando a sua carreira em 1992 com o disco homónimo, os Ocean Colour Scene (OCS) mais pareciam condenados ao esquecimento. Empacotados na mesma cena de Madchester, o seu álbum peca por tardio e já estar fora de tempo, o que fazia crêr que antes do ser já eram. No entanto, nos quatro anos que passaram entre essa estreia e este soberbo Moseley Shoals, algo de muito importante aconteceu à banda. Paul Weller e Noel Gallagher propuseram-se a ajudar o grupo de Birmingham. Passaram a ser uma banda mais compacta e mais confiante, isto aliando ao facto de o vocalista, Simon Fowler, ter uma das vozes mais poderosas dos últimos anos, ao nível de um Steve Winwood.
O disco começa de uma forma imperial. "The Riverboat Song" é tudo o que poderiamos querer de uma música Rock. Voz poderosa, riffs energéticos e bateria forte.
Muito se falou de os Oasis serem os novos Beatles, no entanto, quem tem melodias mais parecidas são os OCS. "The Day We Caught the Train" é uma mistura de "I Am the Walrus" com "Hey Jude".
O disco continua com músicas com influências de Beatles, Stones mas também de Small Faces e do próprio Weller. É daqueles discos escondidos que sabem bem voltar a ouvir aqui e ali. Não é essencial mas é bom.

3 comentários:

Cisto disse...

desculpa, mas... lol.

frederico disse...

que queres dizer com o lol? achaste piada ao artigo?

Victor Melo disse...

Acho que vc pecou em afirmar que "Não é essencial mas é bom." Gosto é realmente algo complicado...mas de boa...OCS é essencial e o disco é muito bom! Faltou vc mencionar The Stone Roses nas bandas que caíram bo esquecimento...e pra completar o último disco de OCS Saturday(2010) é uma obra prima...em 2010 não escutei nada melhor....abraço