22 agosto 2012

Álbum no Ouvido: The Maccabees - Wall of Arms (2009)

Confesso-vos que ultimamente cada vez oiço menos música nova e, por vezes, música at all. Não sei se se deve ao avançar da idade, se ao facto de ter arranjado um cão que no último ano me tem tirado um bom bocado da minha sanidade mental, se ao simples facto de a música no último ano ou dois estar substancialmente abaixo do que se fez no início do século XXI. No entanto, há coisas que tento nunca prescindir: Festivais. Se as bandas que mais conhecemos muitas vezes não fazem grandes concertos, nem há muitas condições para as ouvir com a melhor das atenções (parece que cada vez há mais gente com convites e com menos interesse em ouvir e deixar ouvir os concertos mas isso são contas de outro rosário), não deixa de ser verdade que é nestes eventos que descobrimos algumas bandas que de outra forma poderiam nos passar completamente ao lado. O meu último grande exemplo são os Maccabees. Confesso que esta banda me passou completamente ao lado nos últimos anos talvez por pensar que fossem apenas mais uma "bandazinha" indie que por aí pululam sem acrescentar nada de novo ao mundo musical.
Apesar de ter-me sido dado o "heads up" para esta banda no primeiro dia do festival Alive e prontamente ter descarregado o seu catálogo de discos acabei por não conseguir preparar-me para o dito concerto pelas tais variadas razões anteriormente apontadas adicionando os belos dias de praia na altura do referido festival.
No último dia do Alive, o único do evento com um dia preenchido com boas bandas em ambos os palcos, comecei com o soul man Eli "Paperboy" Reed passei para Paus, fiquei um pouco para Kooks e resolvi dar a espreitadela em Maccabees por descargo de consciência. Deparei-me com um ambiente e aura que já não encontrava num concerto de indie desde o último SBSR de 2007 com Arcade Fire. Muita intensidade e fulgor e boas vibrações. Sim, essas andam um bocado em falta nos dias de hoje e muito orgulhei de ter ido dado a tal espreitadela. Fez-me logo ouvir os álbuns da banda e meter em repeat quase ad eternum este Wall of Arms, segundo disco dos Maccabees, editado em 2009.
Ora e o que podemos encontrar neste disco? O mais simples seria dizer que metemos Maximo Park, Arcade Fire, Walkmen, Bloc Party, Futureheads e Dogs Die in Hot Cars numa liquidificadora e o resultado foi este. Intensidade, muita intensidade, seja nas mais calmas "Love You Better" ou "Wall of Arms", seja nas mais explosivas "One Hand Holding" ou "Can You Give It" ou nas restantes que vão quase todas em crescendo. E o disco é tão intenso que não se consegue deixar de ouvir várias vezes seguidas. É, sem dúvida, um dos discos que mais me agradou no indie nos últimos tempos e não é que o estilo seja original até pela quantidade de bandas que vos referi há pouco mas sim porque realmente entra no coração e é aí mesmo que a música tem que entrar. Mainstream ou Undeground. Os Maccabees já entraram. Espero pelos restantes.



Sem comentários: