26 abril 2012

Lusophonia: Diabo na Cruz



Em 2009 o Diabo na Cruz chegou, e Virou ao contrário as concepções que até aí se podiam ter da música tradicional portuguesa.
Virou foi o disco de estreia do Diabo na Cruz, e rapidamente inscreveu o nome da banda no cenário musical deste país. Na altura, surpreendeu pela ligação forma harmoniosa como fez a ligação entre a tradição da música do Portugal profundo, e os padrões do rock anglo-saxónico.
Em 2012, a banda regressa, e confirma tudo o que tinha prometido na estreia.

O Diabo na Cruz é um supergrupo - chama-se supergrupo a qualquer banda que tenha membros de outras bandas. E o Diabo na Cruz juntou gente dos You Can't Win Charlie Brown (João Gil), Feromona (Bernardo Barata), TV Rural (João Pinheiro), e cantautores consagrados, B Fachada e Jorge Cruz. Para o 2º álbum, a banda teve alterações - saíu B Fachada e entraram outros 2 músicos, mas a génese mantém-se a mesma.

Roque Popular é o nome do 2º álbum do Diabo na Cruz, e a identidade musical e o conteúdo do disco são logo explicados no título e na capa do disco. Esta capa, que merece uma edição em vinil, retrata o que se passa dentro do disco, que no fundo é rock popular, música tradicional portuguesa adornada com electricidade. Esta foi a premissa que norteou a banda desde o nascimento, e essa interligação é consumada e alargada neste 2º disco.
O Diabo na Cruz foi às raízes mais profundas da música tradicional portuguesa como se faria, acredito, há 300 anos, com instrumentos de cordas e tambores - e fundiu essa música e esse sentimento com o rock, punk rock, garage rock da tradição anglo-saxónica, regando ainda com pitadas de pop, e melodias que ficam no ouvido com relativa facilidade.

Esse mergulho na profunda Lusophonia estende-se também às letras, que são fábulas de um Portugal rural (Jorge Cruz diz que entre as fontes de inspiração para as letras estão as trovas do Bandarra, que viveu entre 1500 e 1556).

Posto isto, digo que  Roque Popular é um grande disco. São 10 canções, e quase todas têm potencial para ser singles, para rodar até nas rádios mais quadradonas. Todas elas são marcadas por uma batida frenética dos tambores. As letras são vociferadas quase em modo de combate. Além dos elementos mais tradicionais como o cavaquinho e a viola braguesa, a grande virtude do Diabo na Cruz é a inclusão das teclas e do baixo. Disso não havia há 300 anos, e a forma como aqui são incluídos, é um dos pontos mais fortes deste disco. Os órgãos entram nas músicas nas alturas certas, e dão uma sensação de modernidade. O baixo do Bernardo Barata confere à música um balanço incrível, e é talvez o principal impulsionador da dança - porque a música do Diabo na Cruz não é feita para ouvir sentado!

Sem comentários: