24 junho 2010

Slash – Coliseu dos Recreios - 23.06.2010

Era meia-noite em ponto, do palco ouvia-se: “Are You Ready to Go to: Paradise City?” Foi a última frase proferida pelo vocalista Myles Kennedy antes de Slash introduzir a música que levaria (um quase esgotado) Coliseu dos Recreios à beira de um ataque de histerismo digno dos melhores tempos dos Guns n Roses!


Em abono da verdade, quem foi ontem ao concerto de Slash foi puramente para vê-lo tocar os “clássicos solos de guitarra” de algumas das músicas mais famosas da sua ex-banda. Duvido muito se o concerto teria o mesmo impacto se Slash e banda não metessem na set-list temas icónicos de “Appetite for Destruction” como o já mencionado “Paradise City”, “Sweet Child O´Mine” ou um muito bem” sacado do baú”: “Rocket Queen”.

Mas foi ao som de “Ghost” novíssimo álbum (homónimo) de Slash que se escutou os primeiros acordes do espectáculo. Lá estava ele, “Mr.” Saul Hudson, uma lenda do Rock, com a sua Gibson Les Pau, gingando no palco como um Keith Richards, solando como um Jimmy Page e exibindo uma atitude “cool” e cheia de exibicionismos tal como um Jimi Hendrix. Slash é um “cromo” de alto a baixo! Já não se fazem “lendas” que toquem os solos como ele.

Ontem foi uma noite “old school”, chamemos-lhe assim. Slash solou, solou (quase orgásmicamente) e…solou até não poder mais, especialmente no tema instrumental de “Godfather”! Myles Kennedy adoptou todos os trejeitos vocais de Axl Rose e de Scott Weiland (conforme a música) e o resto da banda fez o seu papel competente de dar ao público um concerto dos “velhos tempos”.

Não esquecendo os velhos temas dos Guns e dos Velvet Revolver (destes últimos ainda atacaram um excelente “Slither e uma grande balada chamada “Fall to Pieces”), a banda concentrou-se essencialmente nas músicas do disco a solo. A maioria delas não são nada de especial, embora ressalve-se que soam bem melhor ao vivo do que em estúdio. A excepção vai para “By the Sword”( gravado em estúdio com Andrew Stockdale dos Wolfmother) a sobressair acima da média.

Mas o público que estava lá era inteiramente por outros motivos. E antes que o concerto descambasse para o lado errado da noite, Slash lá puxava dos galões do alto do seu “chapéu de cartola” para por toda a gente a cantar ao som de um “Nightrain” ou “Civil War”.

No final ouviu-se uma boa versão de “Communication Breakdown” dos Led Zeppelin. Com Myles Kennedy (mais uma vez) a provar porque é “campeão” do jogo: “Rock Band”. Não falhou um agudo (à boa moda de Robert Plant). Resta saber é se ele passou na “audição” para futura voz dos Velvet Revolver! Quem sabe?

Quanto ao Slash…por momentos não o vejo…ah lá está ele! Deitado no chão, tocando com a guitarra atrás das costas. Sempre a solar até à última nota da canção! Já não se fazem “cromos” assim…

Sem comentários: