04 outubro 2009

Phoenix - Wolfgang Amadeus Phoenix (2009)

Os franceses Phoenix lançaram este ano o seu quarto e novo álbum com o título Wolfgang Amadeus Phoenix. Contam com a produção de Philippe Zdar, elemento do duo House Cassius que veio dar um toque electrónico e pop a esta banda de Indie Rock. Toque esse que tem sido recentemente seguido com maior ou menor sucesso por bandas como os Franz Ferdinand, Coldplay ou The Killers.
Este álbum veio colocar Thomas Mars, vocalista da band,a na ribalta que, curiosamente, é namorado da realizadora, Sofia Coppola.
O disco começa muito bem com a faixa “Lisztomania”, provavelmente a melhor do álbum. Com uma batida agradável, faz lembrar um pouco de Kooks e Klaxons numa versão electrónica. “1901” rivaliza com a primeira faixa para melhor do álbum. “Fences” é banal. “Love Like a Sunset” é diferente de qualquer outra música. Não se fica indiferente, numa dicotomia amor ódio, com uma clara influência de Air e Daft Punk. São 7 minutos de interlúdio que acaba por dividir o álbum em duas partes. Na segunda parte do disco, destaco as faixas “Lasso”, “Rome” e “Girlfriend”. Não são extraordinárias, têm um bom nível. Mas seria difícil igualar a primeira parte, nomeadamente as primeiras duas faixas.
No fundo este disco é uma mistura de AIR, Strokes, MGMT, Kooks, Postal Service e Bloc Party.
Se todas as faixas fossem do nível de Lisztomania, teríamos uma séria candidatura a álbum do ano de 2009.



Sem comentários: