Smile podia ter sido um dos álbuns da década de 60, dado ter sido o projecto dos Beach Boys, pós Pet Sounds, a que Brian Wilson, em colaboração com o letrista Van Dyke Parks, dedicou-se de corpo e alma, no entanto, devido ao deterioramento da sua condição psicológica e contínua falta de paciência dos restantes elementos da banda, o disco nunca foi completado, acabando por ser desmantelado em músicas a vulso em álbuns posteriores. Pode dizer-se que foi a partir deste disco que Brian Wilson partiu para um sítio muito longe psicologicamente. O mau abuso de substâncias psicadélicas aliadas a um já estado frágil da sua mente ajudaram ao isolamento do líder dos Beach Boys em relação ao mundo e à sua banda em particular. A banda começara a contratar músicos para tocar em digressões enquanto Brian Wilson ficava por casa a tentar compôr novas músicas mas já sem a veia criativa de há alguns tempos. Essa tinha ficado quase irremediavelmente perdida algures nas gravações de Smile. Ao longo de quase 40 anos a lenda foi sendo criada relativamente a este disco perdido. Para muitos era o Holy Grail da música ou a fonte da juventude, impossíveis de encontrar. No entanto, para alguns, o disco estava disponível em versão "bootleg" apesar da sua falta de qualidade audio e de rigor como álbum. Muitas era músicas "demo" partidas aqui e ali mas suficiente para o fã mais ávido do santo graal. Dado como amaldiçoado durante as suas gravações por ter praticamente provocado um incêndio no prédio ao lado durante a música "Mrs. O'leary's Cow", foi, para surpresa geral, que o próprio Brian Wilson anunciou estar a re-gravar o disco todo. Para ainda maior surpresa o disco é realmente muito bom, conciso e recaptura toda a essência das gravações amaldiçoadas dos anos 60. E mais, traz Brian Wilson de volta ao mundo dos vivos, com uma alegria que não era notada há anos e anos. Como uma redenção à música, Wilson traz de volta o pop psicadélico criado em Pet Sounds, dando uma história e estrutura que só uma cabeça como Wilson o poderia fazer. Smile vale pelo seu conjunto todo, não se pode identificar esta ou aquela. Apenas "Good Vibrations", aqui com a letra original, tem cariz de "single". O santo graal foi encontrado e tem que ser bebido do início ao fim...
09 outubro 2009
Álbuns da Década: #9
Smile podia ter sido um dos álbuns da década de 60, dado ter sido o projecto dos Beach Boys, pós Pet Sounds, a que Brian Wilson, em colaboração com o letrista Van Dyke Parks, dedicou-se de corpo e alma, no entanto, devido ao deterioramento da sua condição psicológica e contínua falta de paciência dos restantes elementos da banda, o disco nunca foi completado, acabando por ser desmantelado em músicas a vulso em álbuns posteriores. Pode dizer-se que foi a partir deste disco que Brian Wilson partiu para um sítio muito longe psicologicamente. O mau abuso de substâncias psicadélicas aliadas a um já estado frágil da sua mente ajudaram ao isolamento do líder dos Beach Boys em relação ao mundo e à sua banda em particular. A banda começara a contratar músicos para tocar em digressões enquanto Brian Wilson ficava por casa a tentar compôr novas músicas mas já sem a veia criativa de há alguns tempos. Essa tinha ficado quase irremediavelmente perdida algures nas gravações de Smile. Ao longo de quase 40 anos a lenda foi sendo criada relativamente a este disco perdido. Para muitos era o Holy Grail da música ou a fonte da juventude, impossíveis de encontrar. No entanto, para alguns, o disco estava disponível em versão "bootleg" apesar da sua falta de qualidade audio e de rigor como álbum. Muitas era músicas "demo" partidas aqui e ali mas suficiente para o fã mais ávido do santo graal. Dado como amaldiçoado durante as suas gravações por ter praticamente provocado um incêndio no prédio ao lado durante a música "Mrs. O'leary's Cow", foi, para surpresa geral, que o próprio Brian Wilson anunciou estar a re-gravar o disco todo. Para ainda maior surpresa o disco é realmente muito bom, conciso e recaptura toda a essência das gravações amaldiçoadas dos anos 60. E mais, traz Brian Wilson de volta ao mundo dos vivos, com uma alegria que não era notada há anos e anos. Como uma redenção à música, Wilson traz de volta o pop psicadélico criado em Pet Sounds, dando uma história e estrutura que só uma cabeça como Wilson o poderia fazer. Smile vale pelo seu conjunto todo, não se pode identificar esta ou aquela. Apenas "Good Vibrations", aqui com a letra original, tem cariz de "single". O santo graal foi encontrado e tem que ser bebido do início ao fim...
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