Após uma digressão cancelada em 1996 e um excelente concerto em 2000 no Coliseu do Recreios, os Green Day voltaram a Lisboa.
O Pavilhão Atlântico foi o local escolhido. O concerto merecia ser no Coliseu, pela acústica e História do recinto. Mas seria pequeno para os cerca de 17 mil fãs que encheram o Pavilhão Atlântico para verem o primeiro concerto da digressão europeia da banda.
Tre Cool, Mike Dirnt e Billie Joe Armstrong, vieram da Califórnia (Oakland) para nos mostrar o seu novo álbum 21st Century Breakdown. Em 2 horas e 15 mins de concerto, mostraram todo o seu repertório musical. Bem, como um grande espectáculo de luz e imagem. Com muita explosão, chama e um vídeo wall bastante activo em lugar do écran gigante por cima do balco.
Num concerto mais rock do que punk, pelo menos comparativamente com o último concerto da banda em Lisboa. A ligação com o público foi uma das imagens de marca - "Vocês são muito melhores do que os americanos" gritou a certa altura Billie Joe.
Começou o concerto com um “Boa Noite Portugal”, que deixou os fãs ao rubro. Tocaram as melhores músicas de Dookie, Nimrod, Warning, American Idiot e do 21st Century Breakdown. Instrumentalizaram covers dos Kinks, Rolling Stones e Doors, que levaram o público a cantar em uníssono “You Really Got Me”, “I Can´t Get No” e “Break On Through”.
Após dispararem para o público t-shirts e bazookadas de àgua, pediram a ajuda de um elemento da plateia que soubesse tocar guitarra. Eis que um miúdo de 17 anos teve 9 mins de fama, subindo ao palco para fazer os acordes e solos de Jesus of Suburbia. Para de seguida mergulhar do palco para o meio da multidão. Tal como alguns fãs antes, ao som de tambor de circo…
Com a bandeira de Portugal aos ombros Billie Joe terminou com um “I hope you had the time of your life”
Apesar da promessa de 3 horas de concerto, as 2 horas e 15 mins souberam a pouco… Quando se esperava mais um encore… Acendaram-se as luzes do pavilhão, viram-se as caras de muitos punks teenagers, à espera de voltarem a ver Green Day em Portugal, mas já sem acne…
Foi o concerto da vida para muitos espectadores, nomeadamente a dezena de fãs que foram convidados a subir ao palco, ao longo desta maratona de música.
Alinhamento:
1. Song of the Century
2. 21st Century Breakdown
3. Know Your Enemy
4. East Jesus Nowhere
5. Holiday
6. The Static Age
7. Before The Lobotomy
8. Are We The Waiting
9. St. Jimmy
10. Boulevard of Broken Dreams
11. Hitchin' A Ride
12. Iron Man [Black Sabbath]/Master of Puppets [Metallica]/You Really Got Me [The Kinks]
13. Brain Stew
14. Welcome To Paradise
15. Longview
16. Basket Case
17. She
18. King For A Day/Break On Through (To The Other Side) [The Doors]/(I Can't Get No) Satisfaction [The Rolling Stones]/Shout [The Isley Brothers]
19. 21 Guns
20. Minority
Encore 1
21. American Idiot
22. Jesus of Suburbia
Encore 2
23. Last Night On Earth
24. Good Riddance (Time of Your Life)
1 comentário:
Muito bom......
Enviar um comentário