02 janeiro 2012

Periferia: Factory Floor



Passou mais um ano nas nossas vidas. Houve coisas que vimos e ouvimos e gostamos. Outras, nem por isso. Mas também houve muitas coisas que não experimentámos. E não vos falo apenas de música, claro. Sensações, pensamentos, descobertas de lugares e outras aquisições. Parece-me porém inevitável escrever-vos, nesta minha rubrica periférica, coisas acerca da música (escusado seja dizer que a música está relacionada com tudo o que nos rodeia).

Comecemos então mais um ciclo. Hoje trago um trio baseado em Londres que dá pelo nome de Factory Floor.
Formados em 2008, descendentes da era pós-punk-industrial encabeçada por génios como Joy Division ou Throbbing Gristle, estes ingleses desde o início deixaram bem claro, no lançamento do seu primeiro e limitado single "Bipolar", que não vinham apenas regurgitar material de sucesso do passado. Gabriel Gurnsey, Dominic Butler e Mark instalaram-se definitivamente no mercado da música alternativa com o EP Planning Application, que demorou seis semanas a ser gravado e conta com a participação da voz do ex-Katio UK, Nikki Colt, do qual extraí o tema "Francis Francis". Depois disso já lançaram mais um EP e um mini-álbum, ambos portadores de material diverso e com influências igualmente variadas. Para quem se lembra das primeiras edições da Mute Records de Daniel Miller, irá com certeza encontrar algumas semelhanças no trabalho dos Factory Floor. Mas nem só de bits carregados e cenários obscuros se faz a música deste projecto. O punk raivoso de uns Hüsker Du pode também ser detectado em alguns temas que, sem pudor nem educação, avançam para lá da fronteira e entram em território inimigo. Talvez por essa diversidade coerente fizerem já primeiras partes de The Horrors ou Liars.
Honestamente, prevejo um futuro especial para estes rapazes. Não são uma banda de estádios, não vão ser garantidamente uma fonte de riqueza astronómica para nenhuma editora. Mas são especiais, únicos. E tu Lux, se me estás a ouvir, por favor traz esta gente à tua tão generosa sala de espectáculos! Estes valem a hipoteca...

Sem comentários: