08 novembro 2011

Álbum Fresquinho: Capitão Fausto – “Gazela”

Surpreendente!
É uma das primeiras palavras que me sai da boca, ao ouvir os Capitão Fausto.
São 5 rapazes de Lisboa, miúdos, não terão muito mais que 24 anos. Fazem música há mais ou menos 3 anos, e já tinham lançado um EP, e agora estreiam-se com um álbum.
E estreiam-se muitíssimo bem!
Ouvi Capitão Fausto pela primeira vez ao vivo, na festa de apresentação da editora onde agora lançam este disco, no MusicBox (http://www.photoblog.com/olhovivo/2011/07/22/chifre--musicbox.html).Tocaram umas 5 músicas, e fiquei logo embasbacado. Fiquei surpreendido com, sendo eles tão jovenzinhos, mostrarem tanta maturidade, na música e na atitude em palco. Este sábado, a dose repetiu-se, também no MusicBox, mas agora na apresentação oficial do disco. E ainda mais fiquei a achar que estes putos são a melhor revelação deste ano!
A música é coerente, e vai buscar quase todas as referências que importam, de Air a Santana. Tem sempre uma tónica de boa-disposição, de celebração. Há momentos mais introspectos em que os instrumentos sobressaem, há coros e melodias que dificilmente nos saem da cabeça, há teclas vibrantes, momentos ska, solos de prog rock.. Os músicos parecem ser executantes mui competentes, têm a escola certa, e trazem acima de tudo frescura. A música é refrescante, como há algum tempo não se ouvia na música pop(ular) portuguesa. Talvez por serem novos, têm uma abordagem interessante da Música, e parece-me que têm todas as condições para seguir em frente, e seguir bem longe na história musical deste país.
Ao vivo, têm uma força e vitalidade enormes, e enchem a sala com boa energia, e dão um belo espectáculo em palco.
O concerto deste sábado está decerto entre um dos melhores deste 2011.
E o disco Gazela com que se dão a conhecer os Capitão Fausto está concerteza entre os melhores discos do ano. Ganha pelo menos o prémio “Ainda Bem Que Apareceram”!

1 comentário:

ico costa disse...

"Tem sempre uma tónica de boa-disposição."

É QUE VOU JÁ COMPRAR!!!