29 março 2010

Gorillaz - Plastic Beach (2010)


Damon Albarn (Blur) está de regresso com o seu projecto animado Gorillaz. Numa onda com uma maior influência electrónica, hip hop e funk, menos Pop que os dois álbuns anteriores. Conta com a participação de monstros da música da velha guarda, tais como, Snoop Doggy Dogg, Bobby Womack, Mick Jones e Paul Simonon dos Clash, Mark E Smith e os De La Soul (Provavelmente a melhor grupo de Hip Hop Americano).
Apesar das diferenças o presente álbum não é inovador. Copiou a fórmula de sucesso dos dois anteriores, ficando no entanto a faltar temas excepcionais como Clint Eastwood, 19-2000, Feel Good ou Dare. Para compensar a falta de um ou dois temas que marcam um álbum, temos vários temas bons. Bem apoiados pelas bandas convidadas que já citei anteriormente.
Destacam-se as seguintes faixas:
Welcome to the World of the Pastic Beach, introduz o album com uma boa batida, um som funk e o tom Chilly de Snoop Dogg.
White Flag, conta com uma estranha mistura entre a Orquestra Nacional Sinfónica do Líbano e os rappers Kano e Bashy. Dando origem a uma interessante fusão entre Beirut e Londres. Entre o Ocidente e o Oriente. Bastante original.
Stylo é o primeiro single do álbum, conta com a participação de Bobby Womack e Mos Def. Contanto com o equilíbrio da voz de Damon Albarn.
Some Kind of Nature, é a minha preferida do álbum. Onde Lou Reed dá uma excelente contribuição. Fazendo uma excelente combinação com Damon Albarn e com as batidas electrónicas. Muito bom.

Sem comentários: