09 março 2010

Norberto é Lobo e é bom.

Queria fazer uma crítica ao último álbum dele mas não tenho categoria para fazê-lo, não tenho conhecimentos não domino a coisa não sei o que é um fá sustenido nem sei se existem fás sustenidos ou se isso foi apenas uma coisa que ouvi dizer por aí, o que sei é que o concerto de Norberto Lobo no último sábado na culturgest foi das coisinhas mais emocionantes que já presenciei e durante aquela hora e pouco senti o meu corpo entregue às probabilidades das coisas e é isso que se quer quando se entra numa sala de espectáculos ou uma sala de cinema, ou o que o valha, queremos deixar-nos ir e voar por cima de tudo o que para nós é memória e desejos de futuro e imaginarmos que aquele que toca está a tocar para ti.

Mudar de bina é o primeiro álbum dele a solo e Pata Lenta é o segundo, ele que antes já integrou e integra noutros projectos como os Munchen, os Norman, os Tigrala ou os Xamã, a primeira banda leva trema mas eu tremas não sei fazê-los. Ao ouvir Norberto penso em John Fahey e inevitavelmente em Paredes e em tudo o que é português e rural e penso em vídeos mudos de super-8 caseiros com os putos a darem voltas em triciclos e penso também em ervas daquelas altas a abanarem ao vento, mas estamos dentro do carro por isso não se ouve o vento mas pensa-se no vento.

E também no dia seguinte, penso em todos os dias seguintes.

E sendo assim deixo aqui um exemplo e um convite para o concerto na sexta-feira na zdb.


5 comentários:

ico costa disse...

Vende-se barato:

http://www.cdgo.com/artistaDetalhe.php?nomeArtista=LOBO%2C+NORBERTO&lang=EN

Pedro Silva disse...

sonoridade banalissima. Destes gajos tem o youtube aos pontapés...
criticas de forma ofensiva o artigo do andré mas este é bem mais inócuo.

Cisto disse...

percebo o que queres dizer, ico. há o folk de fahey mas sem cair na cópia. pelo contrário, cai no universo português. naquilo que é nosso, que nos pertence colectivamente e que é tão mal tratado o mais das vezes (como o autor do comentário acima o fez).
quando isso acontece (a criação misturada com as raízes), é prodigioso.

Vasco disse...

pseudo cisto. que universo portugues?
é tanto como este:
http://www.youtube.com/watch?v=Ddn4MGaS3N4

Du disse...

o trema é alt gr e a tecla do + e *, ao lado do p, eheh