25 fevereiro 2010

Simon & Garfunkel - Bridge Over Troubled Water (1970)

Há momentos em que certos discos nos atingem de uma maneira que até aí não tinham feito. Por vezes, por mais audições que tentemos fazer o álbum simplesmente não entra da forma adequada. Este Bridge Over Troubled Water é exemplo disso mesmo. Por várias vezes o tinha ouvido mas sem nunca ter tomado a devida atenção ao disco em si e às músicas que continha. Após uma audição com o cenário do Rio de Janeiro como pano de fundo e estando a dever umas largas horas à cama consegui, não sei como, ver-lhe todo o potencial.
O disco é simplesmente...Perfeito.Onze músicas de diferentes texturas e tons fazem um mosaico para todo o tipo de sensações e espíritos.
Seja na instrospectiva música que dá o título ao disco, seja nas alegres "Cecilia" ou "Keep the Costumer Satisfied",na "Baby Driver", inspirada nos Beach Boys, nas pujantes "The Boxer" ou "The Only Living Boy in New York" ou ainda nas adaptações em "El Condor Pasa (If I Could)" e "Bye Bye Love". Este disco contêm do que melhor que a dupla fez e, curiosamente, acabou por ser o seu último disco como parelha. A dedicação a este disco consumiu-os de tal forma que a separação de uma das melhores duplas de sempre do pop/rock acabou por se tornar inevitável. Os laços foram reatados poucos anos depois mas a dupla não mais voltou a gravar discos de originais. Com o fim da conturbada década de 60, a juventude, confusa, inquieta e sem saber que futuro a aguardaria, agarrou neste disco e encontrou um companheiro e confidente. Há uns dias, eu também...

Sem comentários: