Continuo sem ir directamente para as grandes celebridades dos blues porque me pareceu que esta entrevista de Sam Chatmon é absolutamente crucial para se perceber um pouco o que foi essa coisa do blues do delta de que toda a gente fala ou pelo menos eu, os enquadramentos sociais da coisa e enquadramentos regionais e políticos e, muda o parágrafo.
A família Chatmon foi muito importante no reconhecimento da música do Mississippi no início do século XX, toda a malta da família tocava e Sam com os irmão Lonnie Chatmon e Bo Carter e Walter Vinson formaram uma das maiores bandas de referência do Mississippi nos anos 30, os Mississippi Sheiks, que gravaram a famosa música Sitting on the top of the World que viria a ser tocada e retocada ao longo das décadas. Sobre Bo Carter e ainda outro irmão dos Chatmons, Charley Patton, vejo-me obrigado a ter que falar um dia. Sobre Sam Chatmon não creio que haja assim tanto mais a dizer, em meados dos anos 30 e por causa da Grande Depressão as companhias discográficas e as rádios foram fechando e tal como tantos outros músicos, passou as três décadas seguintes a trabalhar no campo até vir a ser redescoberto nos anos 60 tal como também outros tantos músicos, vindo a gravar para a Arhoolie Records e a dar concertos por todo o país, não faltando aos mais importantes festivais de blues e folk. Morreu em 1983.
3 comentários:
Download do álbum 1970-1974:
http://www.filestube.com/bb97b2939dfbe37903e9,g/Sam-Chatmon-1970-1974.html
isto é bom.obrigado amigo pirata.
desconhecia essa história de Sam ser meio irmão de Charley Patton. continua com este bom trabalho e parabens pelo teu blog que é sem dúvida muito bom
Enviar um comentário